Evento
Os Becos da Porto Alegre Antiga resgata na Feira do Livro espaços e personagens marginalizados da capital gaúcha
Resultado de mais de uma década de pesquisa, publicação tem lançamento com presença da autora dia 31 de outubro
Data e horário
sábado, 31 de outubro de 2026
Início às 16:00 · término às 22:00
O livro Os Becos da Porto Alegre Antiga, de Ana Luiza Koehler e lançado pela editora hipotética em 2026, resgata a memória da cidade na tentativa de entender como espaços historicamente esquecidos – os becos – se transformaram no decorrer do tempo (muitos deles hoje são vias conhecidas). Ao fazer isso, suscita ainda a pluralidade de uma capital cosmopolita e sua gama diversa de habitantes.
O trabalho, fruto de pesquisas aprofundadas, tem lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre em 31 de outubro, às 16h, na Sala Vitrine de Lançamento (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 3°andar). Primeiramente, a autora apresenta a obra para o público e, em seguida, realiza sessão de autógrafos na Praça da Alfândega, às 17h.
Em 240 páginas, a publicação reúne mapas, fotografias e ilustrações originais, em especial dos becos do atual Centro Histórico, lugares de narrativas marginalizadas, onde a arquitetura e a vida social foram construídas a partir das tradições e das vivências da população negra e de imigrantes pobres que ali se instalaram ao longo do século 19. Com esse trabalho de mais de dez anos de pesquisa, a ilustradora e quadrinista Ana Luiza Koehler desperta o olhar para a cidade do passado e abre janelas de leitura para a paisagem urbana de hoje.
“Ao transformar minha dissertação de mestrado neste livro, busco não apenas mostrar como eram os becos da cidade no final do século 19 até as primeiras décadas do século 20 – objeto de anos de pesquisas em acervos e, na literatura, tema da história em quadrinhos Beco do Rosário (também da autora). O objetivo é também ‘educar’ o olhar de quem lê para perceber, na paisagem urbana, os vestígios desses espaços estigmatizados da capital gaúcha”, destaca a autora, que complementa:
“Com isso, quero compartilhar essa forma de ver a cidade que desenvolvi ao longo dos meus anos ‘caçando’ indícios desses becos para poder reimaginá-los antes das modificações a que foram submetidos, primeiro como espaços e depois como memória, pelas diversas obras de remodelação que a urbe sofreu ao longo do século 20.”
No prefácio, o historiador Pedro von Mengden Meirelles – que atua na pesquisa historiográfica do restauro da Basílica Nossa Senhora das Dores – resume o conteúdo da obra de maneira didática. De acordo com ele, a artista apresenta não só o processo de criação dos seus premiados quadrinhos, como também dá continuidade a pesquisas de outros autores, demonstrando com clareza a pluralidade social e urbana de Porto Alegre desde seus princípios.
“O livro mostra que, paralelamente à cidade criada e pensada para ‘humanos direitos’, havia uma outra sujeita a regras diferentes. É Otávio Rocha (intendente de Porto Alegre nos anos 1920), no traço da autora, quem afirma que o habitante da ‘urbs’ deveria ter ‘vida regrada, trabalho honesto’. Tal qual os personagens de Beco do Rosário e Viaduto (publicações de Ana), a população dos becos era variada, mas incluía boa parcela de trabalhadores formais e informais, muito distante da pecha de arruaceiros e vadios que lhe seria imputada pela imprensa, como justificativa para o arrasamento desses espaços”, analisa Meirelles.

Como parte das atividades de lançamento, foram realizadas este ano caminhadas por becos e cabarés da região central porto-alegrense, área que, no começo do século 20, concentrava vida social e noturna. Novas caminhadas, em parceria com espaços culturais da cidade, estão previstas.
Sobre a autora:
Ana Luiza Koehler é uma porto-alegrense formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e que, desde muito cedo, pegou gosto pelo desenho e se encantou pelos antigos prédios e fotos da cidade. Trabalha desde os 16 anos com ilustração para livros, e sua grande paixão é contar histórias por meio de quadrinhos – tendo trabalhado para editoras como as francesas Daniel Maghen e Soleil, a brasileira Darkside e a estadunidense Vertigo, entre outras.
Contudo, foi na sua experiência como ilustradora para exposições arqueológicas em museus da Alemanha que descobriu o desenho e a pintura como ferramentas de criação que tanto nutre como embasa a pesquisa histórica, além de ajudar a levar esse conhecimento ao grande público.
Assim, fez sua pesquisa de mestrado investigando os antigos becos de Porto Alegre e como poderia recriar esses espaços por meio do desenho, o que resultou nas histórias em quadrinhos Beco do Rosário (Editora Veneta, 2020) – primeira HQ indicada como leitura obrigatória no vestibular da Fuvest, em 2026 – e, posteriormente Viaduto (Editora Veneta, 2023).
Mesmo após a conclusão da sua dissertação de mestrado, continua pesquisando a história da capital e seus becos na literatura, nos acervos históricos e no diálogo com outros pesquisadores e pesquisadoras, num trabalho contínuo de mais de dez anos.
AGENDA NA FEIRA DO LIVRO
O quê: Apresentação do livro Os Becos da Porto Alegre Antiga pela autora Ana Luiza Koehler
Quando: 31 de outubro, às 16h, com sessão de autógrafos às 17h
Onde: Sala Vitrine de Lançamento – Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 3°andar e Praça da Alfândega
Quanto: de graça
Meios de venda e distribuição:
Já à venda na loja online da editora hipotética (loja.hipotetica.com.br), disponível em livrarias parceiras e em eventos literários e de quadrinhos. Na feira, o livro estará disponível na banca da livraria Paralelo 30.
Ficha técnica:
Autora: Ana Luiza Koehler
Prefácio: Pedro von Mengden Meirelles
Gênero: Livro ilustrado/livro ilustrado
Formato: 18 x 27,7 cm
Número de Páginas: 240
Impressão: Preto e branco
Capa: Cartão com orelhas
Lombada: Quadrada
Papel: Offset 90g
Preço sugerido: R$ 100