Prometheus Rising lança “Blood of the Elohim”

Uma ópera metal que funde história, religião e ficção científica

Prometheus Rising lança “Blood of the Elohim”
Prometheus Rising lança “Blood of the Elohim” (Foto: Reprodução)

A banda chilena Prometheus Rising acaba de lançar o seu novo trabalho discográfico, intitulado “Blood of the Elohim”. Trata-se de uma produção semi-conceptual que assinala uma nova etapa criativa para o projeto liderado por Manuel Alarcón Saavedra, ex-baixista e fundador dos Inferis. O álbum combina o poder do metal com temáticas históricas, místicas e filosóficas, consolidando a proposta do grupo no cenário do heavy/power metal do país.

“Blood of the Elohim” divide-se em duas vertentes narrativas. A primeira aborda temas de carácter humano e histórico, como a resistência Mapuche durante a guerra de Arauco (‘L.D.I.’), a história de dois guerreiros místicos (‘Stormriders’), a resiliência perante o desastre (‘All That’s Left Behind’) e a presença recorrente da figura do tirano em diferentes épocas (‘The Dark Tyrant’).

A segunda metade do álbum mergulha num relato místico-religioso que propõe uma releitura do Antigo Testamento: as supostas manifestações físicas de Yahveh seriam, na verdade, a interpretação equivocada de seres tecnologicamente avançados que se apresentaram como deuses perante a humanidade.

“O nosso objetivo é continuar a crescer, ganhar notoriedade mundial e dividir o palco com outras bandas do género. Este disco representa anos de trabalho e uma busca pessoal entre a história, a fé e a ficção científica”, comenta Manuel Alarcón.

A produção do álbum ficou a cargo do próprio Manuel, que também foi responsável pela gravação de guitarras, vozes e bateria nos estúdios Coyote Recordings (Viña del Mar) entre 2023 e 2024. O trabalho contou com a colaboração de Rodrigo Aranda no baixo e consultoria técnica, além de Vicente Salucci na guitarra solo e Oscar Andrés como baterista convidado para apresentações ao vivo. A mistura, masterização e arte visual também foram realizadas por Alarcón.

O tracklist de “Blood of the Elohim” é o seguinte:

01.- In the Beginning / Blood of Elohim

02.- In the Search of the Gods

03.- The Dark Tyrant

04.- They Come at Night

05.- L.D.I. (Blood of Heroes)

06.- Stormriders

07.- All That’s Left Behind

08.- Words in Time

Os Prometheus Rising, formados em Viña del Mar, Chile, estrearam em 2021 com um primeiro trabalho que contou com a participação de músicos convidados de renome, como Henning Basse (Metalium), Dan Elbeman (Bloden Wedd) e o guitarrista Gabriel Hidalgo, entre outros. Com “Blood of the Elohim”, a banda consolida a sua identidade e projeta o seu nome no circuito metaleiro nacional e internacional.

Comentários (0)