Cat Power celebra os 20 anos de "The Greatest" com o EP "Redux"
O Redux EP — com lançamento marcado para 23 de janeiro de 2026 — também inclui novas gravações de "Nothing Compares 2 U", de Prince, e de "Could We", composição da própria Cat Power
Cat Power comemora o 20º aniversário de seu marcante álbum de 2006, The Greatest, com Redux, um EP de três faixas que será lançado digitalmente e em vinil 10" pela Domino Recording Company em 23 de janeiro de 2026.
Gravado pelo engenheiro vencedor do GRAMMY® e colaborador de longa data Stuart Sikes (Loretta Lynn, The White Stripes) no Church House Studios, em Austin (Texas), o EP conta com o apoio da Dirty Delta Blues — supergrupo formado para a turnê mundial que se seguiu ao lançamento de The Greatest, com Judah Bauer (The Jon Spencer Blues Explosion) na guitarra, Gregg Foreman (The Delta 72, Jesse Malin) nos teclados, Erik Paparozzi (Lizard Music) no baixo e Jim White (Dirty Three, Hard Quartet) na bateria.
Redux inclui uma nova gravação do clássico número 1 de James Brown, "Try Me", lançada hoje. A faixa foi uma das primeiras registradas por Chan Marshall nas sessões originais de The Greatest, mas nunca concluída até agora.
O EP também apresenta uma impressionante releitura de "Nothing Compares 2 U", de Prince, gravada em tributo ao lendário guitarrista Teenie Hodges — integrante da Memphis Rhythm Band, que acompanhou Cat Power em The Greatest e com quem Marshall formou uma forte amizade antes de sua morte, em 2014.
Completando o disco, há uma nova versão de "Could We", uma das faixas de destaque de The Greatest, agora reimaginada com o arranjo tocado ao vivo na turnê com a Dirty Delta Blues.
O sétimo álbum de estúdio de Cat Power, The Greatest, marcou um ponto decisivo em sua carreira quando lançado em janeiro de 2006. Gravado no lendário Ardent Studios, em Memphis (Tennessee), com alguns dos músicos de estúdio mais renomados da cidade, o disco foi o primeiro da artista a apresentar apenas composições próprias, interpretadas com uma alma sulista sutil e uma confiança criativa impressionante.
The Greatest recebeu aclamação mundial e estreou na Billboard 200 em #34, tornando-se o maior sucesso comercial de Cat Power até então.
A Rolling Stone o posicionou em #6 na lista de "50 Melhores Álbuns de 2006" e em #26 entre os "100 Melhores Álbuns dos Anos 2000".
O álbum venceu o Shortlist Music Prize de 2006, tornando-se o primeiro álbum de uma artista feminina a receber essa honraria, e rendeu a Cat Power uma indicação ao Brit Award de Melhor Artista Solo Internacional Feminina em 2007.
O lançamento foi seguido por uma extensa turnê mundial, com Marshall acompanhada pela Dirty Delta Blues — supergrupo que mais tarde participaria do ainda mais bem-sucedido Jukebox (2008).
Comentários (0)