Charlie Nieland, de Nova York, apresenta "Today" com participação de Joe McGinty
Novo vídeo de 'Today' sai dia 12 de janeiro. O álbum 'Stories From The Borderlines' já está disponível.
Com melodias envolventes e ritmos inquietos, as canções meticulosamente elaboradas deste álbum — uma geografia de intenções — são um ato de resistência imaginativa, buscando apaixonadamente luz e verdade em um mundo que se torna cada vez mais sombrio. Essa jornada imersiva o levou, merecidamente, a ser nomeado Artista do Ano pelo The Manc Review. Este é também um dos álbuns mais profundos de Nieland, conhecido por seu trabalho como produtor e compositor para artistas como Debbie Harry, Rufus Wainwright, Blondie e Scissor Sisters .
"'Today' é um hino arrebatador de perda e aceitação. Não somos programados para praticar a gratidão. Quando algo acontece e somos jogados na escuridão, temos que escolher. Esta música foi escrita quando eu estava prestes a perder alguém que amo. Naquele momento, vi o universo girando lentamente e a floresta mágica do momento presente se abriu. Eu a escrevi no teclado e a cantei em uma transmissão ao vivo. A incerteza sobre o que aconteceria despertou em mim a devoção à chama ardente do presente e a ideia de que, se fosse só isso, tudo bem", dizCharlie Nieland.
"Eu adorava a música, mas conforme o resto do álbum evoluía com arranjos elaborados, eu sabia que 'Today' precisava de algo mais do que apenas os sons austeros do mellotron que eu havia escolhido como acompanhamento. Eu estava cantando com a série de apresentações "The Loser's Lounge" em Nova York e decidi que era hora de pedir ao diretor musical (e ex-tecladista do Psychedelic Furs) Joe McGinty para adicionar algo grandioso. Ele me presenteou com um conjunto magnífico de melodias e sons gravados em seu estúdio."
Além dos vocais e da guitarra,Charlie Nielandcontribui com violinos e flauta no mellotron, guitarra com e-bow e baixo.Joe McGinty toca diversos sintetizadores (Freeman String Symphonizer, Moog Muse, Oberheim Xpander, RMI Keyboard Computer, Sequential Pro 3, Therevox ET 5, Waldorf Iridium e Yamaha CP35).
Joe McGintycompartilha: "Fiquei empolgado em criar um arranjo para a excelente música do Charlie. Temos muitos dos nossos ídolos no teclado, e ele mencionou uma colaboração específica entre Jon Anderson e Vangelis como inspiração. Foi um desafio e tanto, mas uma ótima desculpa para usar alguns dos meus instrumentos de teclado favoritos, antigos e novos, neste arranjo. Foi um prazer trabalhar nesta música."
O videoclipe de "Today", dirigido porAlex Dar, é uma bela interpretação visual, devastadora e, de alguma forma, esperançosa. Usando animação stop-motion, Dar captura a essência da música com perfeição, compartilhando o mundo cocriado com Nieland e McGinty.
Apresentado pelo EP 'The Ocean Understands' No início de 2025, com vários singles de destaque — como a épica "Win" , com participação do rapper spiritchild de Staten Island , e "Shame", com um videoclipe explosivo dos artistas nova-iorquinos Hypnodoll e Alice Teeple — o novo álbum apresenta uma mistura visceral de pós-punk, glam rock, dream pop e rock progressivo.Reverenciando a música pioneira com sintetizadores e guitarras, essas paisagens sonoras cinematográficas e canções comoventes também contam com a participação do baterista Billy Loose e do guitarristaDan McAssey.
A trajetória de Nieland como compositor, intérprete e produtor é extensa, com décadas de experiência. Ele recebeu um Disco de Ouro (Reino Unido) por seu trabalho de produção no álbum"Greatest Hits Sight & Sound" do Blondiee alcançou o Top 10 da parada Dance da Billboard como single "Two Times Blue" de Debbie Harry, do qual foi coautor e produtor.Elecompôs a trilha sonora do longa-metragem'The Safety of Objects'(com Glenn Close), do episódio piloto de'The L Word'e do documentário da VH1'NY77: The Coolest Year in Hell'.
O álbum de estreia solo de Nieland , 'Ice Age' (2014), foi seguido por 'Hopeful Monsters' (2016) e 'Divisions' (2021).Após20 anos como Her Vanished Grace, ele émetade da dupla Lusterlit, comSusan Hwang, e produz e coapresenta o podcast 'An Embarrassment of Prog'.
O álbum 'Stories From The Borderlines' já está disponível em todas as plataformas digitais, incluindoApple Music, SpotifyeBandcamp. Nieland se apresenta em Nova York de 19 a 21 de fevereiro (19h e 21h30) no Joe's Pub para o evento 'Loser's Lounge Presents REM Vs. The Replacements', e no dia 12 de abril (17h) no503 Social Club (Hoboken, NJ), juntamente com Renee Maskin e Karyn Kuhl.
Comentários (0)