Kneecap anuncia detalhes de novo álbum, "FENIAN", e lança novo single, "Liars Tale"

O KNEECAP, de Belfast, anunciou hoje os detalhes de seu novo álbum, FENIAN, que será lançado pela Heavenly Recordings na sexta-feira, 24 de abril de 2026.

Kneecap anuncia detalhes de novo álbum,  "FENIAN", e lança novo single, "Liars Tale"
Kneecap anuncia detalhes de novo álbum, "FENIAN", e lança novo single, "Liars Tale" (Foto: Reprodução)

O disco sucede o aclamado álbum Fine Art (2024) e o premiado documentário biográfico homônimo da banda, vencedor de prêmios BAFTA e Sundance.

Sobre o álbum, o trio formado por Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Próvaí afirmou:

"Tentaram nos parar rotulando o Kneecap de "terroristas", com cancelamentos e até declarações do próprio Primeiro-Ministro.

Tivemos toda a motivação de que precisávamos... isso não é uma reação impulsiva, mas uma resposta pensada àqueles que tentaram nos silenciar. E falharam.

Feito com Dan Carey, um produtor com quem nos sentimos honrados por trabalhar. É um som mais sinistro... porque estes são tempos sinistros. Mas também desafiador e triunfante.

Inspirado e orgulhosamente batizado de "Fenian", nome dado a guerreiros da mitologia irlandesa e, mais tarde, usado como termo pejorativo contra os irlandeses.

Agora estamos usando esse nome para designar todos que falam verdades ao poder.

Depois de 800 anos de colonização, acharam que a língua irlandesa morreria. Não morreu. Graças ao povo da Gaeltacht e a todos os gaélicos que se recusaram a deixar sua cultura e língua serem destruídas.

E o Kneecap é muito parecido com isso... nós não fomos embora.

Os Paddies estão de volta."

A banda também lançou hoje "Liars Tale", o primeiro single do álbum, acompanhado por um vídeo dirigido por Thomas James.

Se alguém foi louco o bastante para achar que o KNEECAP iria ceder à pressão exercida pelo establishment político britânico, basta ouvir "Liars Tale". Essa faixa explosiva de punk-rave estraçalha as tentativas covardes de Keir Starmer de silenciar e suprimir o movimento do Kneecap. Os alvos são os conservadores travestidos de trabalhistas. A música confronta diretamente o absurdo de políticos atacando artistas, tudo guiado por um riff com pegada de rock oitentista, revitalizado pelo caos do rave-punk.

Falando sobre a faixa, gravada com o produtor Dan Carey em seu estúdio no sul de Londres durante as sessões do álbum, o Kneecap declarou:

Starmer é um canalha, não aceitem isso. Não há nada de bom na política deles, e o ventre da besta se alimenta no exterior.

Thomas James, diretor do vídeo, comentou:

Para mim, isso precisava ser punk, absurdo, abrasivo e selvagem. Um reflexo feio do mundo em que nos encontramos; um completo caos. Falamos sobre a ideia de um "carnaval da distração" e, para mim, isso significava enfiar o máximo de ideias possível em três minutos, que representassem esse inferno do 2+2=5 que parece nos cercar.

Um turbilhão de mitologia irlandesa, sátira e raiva. Um veículo para o que os garotos passaram, mas também para o que todo mundo está testemunhando. Não é sempre que se trabalha com uma banda que tem um fogo genuíno e um interesse altruísta em tentar ajudar as pessoas. Isso foi importante para todos nós envolvidos.

O vídeo acabou se tornando um "vai se foder" de pesadelo aos poderes constituídos, com um sorriso irônico e uma seleção de adereços bem lubrificada.

Ouça "Liars Tale" AQUI.

Comentários (0)