Charlie Nieland e Joe McGinty (The Psychedelic Furs, Nada Surf) compartilham o vídeo "Making of Today" e um vídeo original em stop-motion.
O aclamado álbum de Nieland, "Stories From the Borderlines", já está disponível.
A música encontra sua força na ausência de conhecimento e na transmutação da escuridão pessoal em uma meditação universal sobre a beleza do finito.
Este vídeo de bastidores complementa o vídeo de"Today", uma beladirigida porAlex Dar , devastadora e, ao mesmo tempo, esperançosa. O novo clipe mostra como Nieland e McGinty colaboraram para criar essa música, incluindo imagens de estúdio e Joe nos guiando pelos instrumentos que usou na faixa. Esses vídeos mais recentes destacam o belo otimismo e a criatividade presentes no recém-lançado (e agora aclamado) álbum de Nieland , "Stories From The Borderlines" .
"Quando você tem a chance de trabalhar com o virtuoso tecladista Joe McGinty, você agarra a oportunidade. Eu conhecia o Joe; eu cantava em sua série de apresentações de longa duração em Nova York, "The Loser's Lounge", e ele também foi convidado do meu podcast"An Embarrassment Of Prog"em 2023. Ele é uma pessoa profundamente empática e um músico talentoso que sempre sabe o que adicionar para fazer um arranjo brilhar", dizCharlie Nieland.
"Quando eu estava trabalhando em 'Today', percebi que precisava de algo mais do que minhas partes de teclado, então pedi ao Joe para tocar e ele aceitou com entusiasmo. Joe e eu nos divertimos muito conversando sobre nossas raízes no rock progressivo, então perguntei a ele se ele poderia criar algumas camadas que tivessem a atmosfera da música meio obscura de Jon Anderson/Vangelis, 'So Long Ago, So Clear'. Claro, ele sabia exatamente do que eu estava falando. Ele ligou seus teclados antigos e novos (ele tem uma coleção considerável) e banhou a música em um brilho único que realmente elevou o sentimento de esperança e tristeza."
Além dos vocais e da guitarra,Charlie Nielandcontribui com violinos e flauta no Mellotron, guitarra com e-bow e baixo.Joe McGinty toca diversos sintetizadores (Freeman String Symphonizer, Moog Muse, Oberheim Xpander, RMI Keyboard Computer, Sequential Pro 3, Therevox ET 5, Waldorf Iridium e Yamaha CP35), compartilhando: "Foi um desafio e tanto, mas uma boa desculpa para usar alguns dos meus instrumentos de teclado favoritos, antigos e novos, para este arranjo. Foi um prazer trabalhar nesta música."
Com melodias envolventes e ritmos inquietos, 'Stories From The Borderlines' é um ato de resistência imaginativa, buscando apaixonadamente luz e verdade em um mundo cada vez mais sombrio. Nomeado Artista do Ano pelo The Manc Review, este é um de seus álbuns mais profundos, conhecido por seu trabalho de produção e composição para artistas como Debbie Harry, Rufus Wainwright, Blondie e Scissor Sisters . ApresentandoUma mistura visceral de pós-punk, glam rock, dream pop e rock progressivo, esta jornada imersiva é uma exploração pessoal de temas como conexão e ruptura.
Após o EP de 2025 , 'The Ocean Understands' , Nieland lançou os singles 'Win' (com participação do rapper spiritchild, de Staten Island) e 'Shame' acompanhados de um videoclipe explosivo dirigido pelos artistas nova-iorquinos Hypnodoll e Alice Teeple . Essas canções cinematográficas e comoventes também contam com a participação do baterista Billy Loose e do guitarrista Dan McAssey .
A trajetória de Nieland como compositor, intérprete e produtor é extensa, com décadas de experiência . Ele recebeu um Disco de Ouro (Reino Unido) por seu trabalho de produção no álbum'Greatest Hits Sight & Sound', do Blondie, e alcançou o Top 10 da parada Dance da Billboard como single 'Two Times Blue', de Debbie Harry, que ele coescreveu e produziu. Ele compôs a trilha sonora do longa-metragem 'The Safety of Objects' (com Glenn Close), do episódio piloto de 'The L Word' , da Showtime , e do documentário 'NY77: The Coolest Year in Hell', do VH1 .
O álbum de estreia solo de Nieland , 'Ice Age' (2014), foi seguido por 'Hopeful Monsters' (2016) e 'Divisions' (2021). Após 20 anos com o Her Vanished Grace , ele é metade da dupla Lusterlit, inspirada na literatura, com Susan Hwang , e produz e coapresenta o podcast 'An Embarrassment of Prog' .
O álbum 'Stories From The Borderlines' já está disponível digitalmente, inclusive noApple Music, SpotifyeBandcamp. Nieland se apresenta em Nova York de 19 a 21 de fevereiro no Joe's Pub para o evento 'Loser's Lounge Presents REM Vs. The Replacements', e em 12 de abril no503 Social Club (Hoboken, NJ), juntamente com Renee Maskin e Karyn Kuhl.
Comentários (0)