Ciberataque expõe e-mails de dirigentes do partido AfD da Alemanha
O principal partido da oposição alemã, a formação de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), anunciou hoje ter sido alvo de um ataque informático que expôs o conteúdo de mensagens de correio eletrónico de membros da organização política.
A AfD confirmou hoje à agência noticiosa espanhola EFE, "em setembro de 2026, ocorreu um ataque informático contra um fornecedor de serviços de alojamento 'web' do partido, durante o qual, aparentemente, foram copiadas ilegalmente partes de algumas caixas de correio eletrónico".
O partido esclareceu que a maioria das caixas de correio cujo conteúdo foi pirateado "não era utilizada há vários anos", embora o meio digital especializado em cibersegurança International Cyber Digest tenha noticiado, na conta na rede social X, que o ataque terá exposto 421.179 mensagens.
Ciberataque a supermercados na França pode estar em andamentoA autoridade francesa de cibersegurança alertou hoje para a probabilidade de um ciberataque a supermercados ainda estar em curso, depois de sistemas de refrigeração de centenas de lojas terem sido alvo de hackers na segunda-feira.
Lusa | 16:14 - 14/10/2026Segundo o jornal Bild, entre os remetentes das mensagens figuram destacados dirigentes políticos da AfD, como a copresidente do partido e candidata a chanceler nas eleições legislativas de 2025, Alice Weidel.
Entre os remetentes figura também Leif-Erik Holm, que venceu, a 20 de setembro, as eleições regionais à frente do partido de extrema-direita no estado federado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, no nordeste da Alemanha.
"Este ataque foi detetado e travado rapidamente, tendo todos os utilizadores sido posteriormente informados do sucedido. As caixas de correio eletrónico atualmente utilizadas pela estrutura federal da AfD não foram afetadas", indicaram fontes do partido contactadas pela EFE, acrescentando que está em curso uma investigação.
"Só será possível fazer uma primeira avaliação da situação depois de concluída essa investigação", acrescentaram.
Japão deteta uso de ferramenta chinesa de IA em ciberataquesA empresa japonesa de cibersegurança GMO confirmou a utilização de uma ferramenta chinesa de inteligência artificial (IA) em ataques informáticos contra cerca de 20 empresas no Japão, após incidentes semelhantes contra instituições financeiras sul-coreanas.
Lusa | 07:10 - 20/10/2026O Bild, que teve acesso a algumas das mensagens de correio eletrónico divulgadas, noticiou que o conteúdo exposto "inclui uma fotografia do documento de identificação de Markus Frohnmaier, vice-presidente do grupo parlamentar da AfD no Bundestag" (Parlamento Federal), além de "fotografias de outros documentos de identificação, faturas, extratos bancários e certificados".
Entre os documentos consultados pelo jornal figuram também "pedidos de filiação e listas de membros das estruturas locais da AfD" no estado federado da Renânia do Norte-Vestefália, no oeste da Alemanha, região onde o partido de extrema-direita conta com o maior número de filiados.
De acordo com dados da AfD relativos a 2025, o partido tinha 10.021 filiados nesse estado federado, o que faz da estrutura regional a maior do partido na Alemanha.
Segue-se a organização do estado federado de Bade-Vurtemberga, no sudoeste do país, com quase 9.000 filiados, segundo estimativas de 2025.
Leia Também: Ciberataque expõe dados não classificados das secretas portuguesas
Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.