Eisenkot promete "fazer tudo" para formar "governo de urgência nacional"
O líder da oposição israelita, Gadi Eisenkot, que foi hoje indigitado pelo Presidente, Isaac Herzog, para formar governo, prometeu "fazer tudo" para estar à altura da tarefa que lhe foi confiada e formar um governo de "urgência nacional".
"Chegou o momento de formar um governo de urgência nacional. Farei tudo para que estejamos à altura", escreveu na rede social X o líder do partido centrista Yashar!.
Um comunicado da presidência israelita anunciou hoje que "o Presidente [Isaac] Herzog convidou Gadi Eisenkot para a residência presidencial, onde lhe atribuirá amanhã [domingo] às 17:00 a missão de formar Governo".
O Likud, do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, foi o mais votado nas eleições israelitas de 27 de outubro, com a sua coligação a obter 53 lugares, um número insuficiente para governar.
A coligação liderada pelo antigo chefe das Forças Armadas de Israel Gadi Eisenkot não detém a maioria e por isso deverá enfrentar grandes dificuldades na tentativa de formar um Governo estável.
Embora Gadi Eisenkot não tenha excluído uma cooperação com os partidos árabes - recebeu o apoio dos partidos árabes Lista Unificada e Raam, que elegeram 19 deputados - também não afastou uma aliança com as formações ultraortodoxas.
Por seu turno, o primeiro-ministro cessante, Benjamin Netanyahu, alertou hoje que um governo de coligação entre o bloco da oposição e os partidos árabes conduziria ao colapso do Estado de Israel.
Gadi Eisenkot terá 42 dias para apresentar uma proposta de executivo. Se falhar, o presidente Issac Herzog poderá convidar o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, a procurar uma solução.
Se todas as tentativas falharem ao fim de um prazo de 100 dias, haverá novas eleições em Israel. Na quarta-feira, o presidente israelita sublinhou que tudo deve ser feito para evitar um novo escrutínio.
Herzog escolhe Eisenkot para formar governo. Netanyahu pede "união"O presidente israelita, Isaac Herzog, optou por Gadi Eisenkot para formar um novo governo, após o líder da oposição ter reunido o apoio de 67 deputados. O atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, alertou que "Israel não sobreviverá" e pediu "união nacional".
Notícias ao Minuto | 20:21 - 07/11/2026Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.