Frio aproxima-se! Esta madrugada poderá ser a mais "gelada". E a chuva?
Depois do calor prolongado, o frio começa agora a aproximar-se... e esta madrugada poderá ser a mais "gelada" com temperaturas a poder chegar até aos -3ºC entre as 03h00 e as 07h00.
De acordo com a Meteored Portugal, "uma massa de ar polar proveniente da Rússia está a afetar as temperaturas do nosso país, ainda que de forma indireta, uma vez que ao percorrer toda a distância entre o seu ponto de partida e a nossa geografia".
Ora, "esta massa acaba por tornar-se um pouco mais temperada". No entanto, é já possível sentir "a diferença das temperaturas entre os últimos dias e o dia de hoje, terça-feira, especialmente no Norte e Centro do país".
Desta feita, explica a Meteored, que esta terça-feira há já temperaturas mais baixa praticamente em todas as capitais de distrito do Norte e Centro.
"A partir das 20h00, os valores de 20ºC ou mais desaparecem do nosso território e o interior Norte e Centro começa a registar valores inferiores a 10ºC", acrescenta, salientando que "as temperaturas mais baixas devem surgir a partir das 03h00 da madrugada de quarta-feira".
Por exemplo, Guarda e Bragança "podem registar apenas 2ºC". Já no ponto mais alto de Portugal continental - a Serra da Estrela -, no mesmo horário, "os termómetros podem registar até -2ºC".
A Meteored Portugal sublinha que a descida das temperaturas continuará até às 07h00 de quarta-feira, dia 4 de novembro, com Bragança a poder registar 1ºC enquanto a Guarda poderá registar 0ºC.
Note-se, no entanto, que a descida das temperaturas "não será homogénea", uma vez que no sul do país poderá continuar a registar "valores mínimos acima dos 10ºC".
E a chuva?Ainda segundo a Meteored Portugal, a chuva deverá regressar já esta sexta-feira, dia 6 de novembro, e "poderá acompanhar-nos durante vários dias com a possibilidade de uma depressão bastante profunda se aproximar da Península Ibéria no início da próxima semana".
Ora, a chuva deverá então manter-se durante o fim de semana e prolongar-se-á até dia 13 de novembro.
"Depois de várias semanas marcadas pela escassez de chuva, Portugal poderá entrar num período bastante mais húmido e instável, com precipitação em vários dias consecutivos entre 6 e 13 de novembro", refere.
Adeus, calor! Temperaturas vão descer devido a "massas de ar polares"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deu conta de que vem aí uma "invasão gradual de massas de ar polares" que fará com que haja uma descida gradual da temperatura até dia 5 de novembro.
Notícias ao Minuto | 19:44 - 02/11/2026Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →
Musica
A banda de indie rock de Michigan, Strawberry Lake, apresenta 'Other Spaces', com uma sonoridade à la Replacements
03/11/2026
Lançamentos
A banda indiana de rock progressivo Antariksh lança "Naaqis (Acústico)"
03/11/2026
Lançamentos
Gypsy Tears lança o single "Rolling On My Way" com participação de Lord Bishop e anuncia Turnê Européia
03/11/2026Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.