Pular para o conteúdo
Publicidade

GNR resgata cobra "presa numa rede de proteção" em Ponte de Lima 

M
Minuto Fonte Externa
18 de outubro de 2026 • 3 min de leitura
GNR resgata cobra "presa numa rede de proteção" em Ponte de Lima 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou uma cobra que estava "presa numa rede de proteção" em Ponte de Lima. 

 

Numa nota, partilhada nas redes sociais no sábado, o Comando Territorial de Viana do Castelo indicou que "os militares do Posto Territorial de Ponte de Lima resgataram uma cobra que se encontrava presa numa rede de proteção".

"O animal foi libertado em segurança, regressando ao seu meio natural", acrescentou a GNR, frisando que "proteger a fauna selvagem é contribuir para o equilíbrio da natureza".

Outubro entre "meses de natalidade para muitas cobras em Portugal"

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), "agosto, setembro e outubro são meses de natalidade para muitas cobras em Portugal" e, por isso, "não é de admirar que algumas surjam fora do sítio".

As espécies mais comuns fora do seu habitat natural são a cobra-rateira, a cobra-de-escada, ou a cobra-de-ferradura, que são também "as espécies mais comuns na natureza".

Destas, a cobra-rateira é venenosa, mas, "como tem os dentes de veneno (colmilhos) situados na parte posterior da mandíbula, quando morde utiliza os dentes normais, injetando o veneno apenas quando está a engolir a presa" e, por esse motivo, "não é perigosa para os humanos, uma vez que a eventual ocorrência de mordeduras envolve apenas os dentes da parte anterior da mandíbula", explicou o ICNF ao Notícias ao Minuto.

Segundo o ICNF, a "grande generalidade das mordeduras" deriva de uma "reação defensiva por parte dos animais", quando há interação das pessoas com as cobras. "De forma geral, os répteis, e as serpentes em particular, são animais tímidos e evitam a aproximação a humanos, preferindo sempre a fuga", explicou.

Assim, quando se avistar um réptil em meio urbano, "não se deve interagir com o animal, mas sim deixá-lo seguir o seu caminho e não tentar pisá-lo, agarrá-lo ou encurralá-lo".

"Se não houver nenhuma destas tentativas, não haverá, seguramente, nenhum problema", garantiu o instituto.

Tem avistado cobras? Não é de admirar, ICNF explica porquê

Os meses de agosto, setembro e outubro são de natalidade para muitas cobras em Portugal, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, por isso, não é de admirar que se depare com estes animais.

Natacha Nunes Costa | 15:50 - 17/09/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.