Pular para o conteúdo
Publicidade

Guarda do Irão dá conta de mais dois navios em chamas em Ormuz

M
Minuto Fonte Externa
6 de novembro de 2026 • 3 min de leitura
Guarda do Irão dá conta de mais dois navios em chamas em Ormuz

A Guarda Revolucionária do Irão anunciou hoje que outros dois petroleiros estão em chamas depois de terem atingido minas na região do estreito de Ormuz, palco central do conflito entre o Irão e os Estados Unidos.

 

Trata-se de "dois petroleiros em situação irregular — um a leste do estreito de Ormuz e o outro dentro do próprio estreito — que tentavam atravessá-lo por uma rota não autorizada", com o apoio das forças armadas dos Estados Unidos, declarou a Guarda Revolucionária, a poderosa força militar da República Islâmica, num comunicado divulgado pela televisão estatal.

Os dois navios tinham desativado os seus sistemas de navegação, mas acabaram por atingir minas e incendiaram-se, acrescentou a Guarda iraniana.

Anúncios deste tipo tornaram-se mais frequentes nas últimas semanas, enquanto Washington afirma, por outro lado, ter realizado uma ampla operação de desminagem nesta crucial rota marítima.

Em meados de outubro, dados da empresa de segurança Vanguard, da Organização Marítima Internacional (OMI) e da agência britânica de segurança marítima (UKMTO, na sigla em inglês) indicaram um aumento dos ataques.

No entanto, até ao momento, estas agências não confirmaram as novas alegações de hoje de Teerão.

Já na quinta-feira, as forças armadas iranianas tinham afirmado que cinco petroleiros e um rebocador sofreram um destino semelhante.

O Irão reivindica o controlo do estreito de Ormuz, por onde passava um quinto do petróleo e gás mundial antes da guerra desencadeada no final de fevereiro pelos ataques israelitas e norte-americanos contra Teerão.

O Irão costuma atacar embarcações que transitam pela região sem a sua autorização, navegando junto à costa de Omã. Em resposta, Washington impôs um bloqueio aos portos iranianos e escolta os petroleiros ao longo dessa rota, quando as negociações de paz entre os dois países estão num impasse.

Na semana passada, o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) afirmou que as suas forças tinham "limpado com sucesso as principais vias do estreito de quaisquer minas iranianas".

Os Estados Unidos afirmam ter ajudado os países do Golfo a exportar 1,5 mil milhões de barris de petróleo via Ormuz desde o verão, contornando o bloqueio iraniano.

Leia Também: EUA e Irão negociaram deportação de iranianos durante guerra

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.