IL/Açores defende "estratégia de promoção turística urgente" para região
A IL/Açores defendeu hoje a criação de uma "estratégia de promoção turística urgente" para "recuperar a notoriedade" da região, alertando que "não basta aumentar a verba disponível" para o setor turístico.
"Os Açores precisam de uma estratégia de promoção turística urgente, consistente e mensurável, de recuperar notoriedade, conquistar mercados, combater a sazonalidade e transformar a sua imagem internacional em oportunidades concretas para a economia regional", afirmou a dirigente liberal Alexandra Cunha, citada em comunicado.
Para a IL, os Açores têm "descurado a promoção do destino", já que "continua a faltar uma estratégia concertada, consistente e orientada para resultados".
"A notoriedade dos Açores não se constrói apenas com a qualidade dos seus recursos naturais, nem se garante através da presença em feiras de turismo que custam balúrdios ou de campanhas promocionais pontuais", vincou.
O partido afirma que "mais dinheiro não significa melhor promoção", já que a proposta de Orçamento da região para 2027 prevê um reforço da verba destinado ao turismo para 17 milhões de euros.
"É necessário definir prioridades, identificar os mercados emissores, reforçar a presença do destino ao longo de todo o ano e, sobretudo, combater a sazonalidade. A promoção turística tem de ser uma aposta permanente".
Alexandra Cunha, que falava após uma reunião com o Grupo Desportivo Comercial, defendeu que o Azores Rally (prova organizada por aquela organização e que já integrou o Campeonato Europeu de Ralis) "poderá ser um dos projetos âncora" da estratégica turística dos Açores.
Para os liberais, o Azores Rally é "muito mais do que uma competição desportiva", tratando-se de "uma oportunidade de promoção turística, de projeção da imagem dos Açores nos mercados nacionais e internacionais e de dinamização de vários setores da economia regional".
Segundo dados revelados na sexta-feira pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), o número de dormidas em alojamentos turísticos no arquipélago baixou 3,5% no mês de setembro, face ao período homólogo, registando-se 516,4 mil dormidas em unidades de hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural.
Há 12 meses consecutivos que o número de dormidas em alojamentos turísticos na região baixa face ao período homólogo.
Face aos números, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) defendeu que a redução de dormidas em alojamentos turísticos nos Açores é da responsabilidade de quem gere o destino, exigindo "medidas concretas" para inverter a tendência negativa.
Leia Também: Açores: Governo admite mudanças no financiamento da ação social
Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →
Musica
A banda de indie rock de Michigan, Strawberry Lake, apresenta 'Other Spaces', com uma sonoridade à la Replacements
03/11/2026
Lançamentos
A banda indiana de rock progressivo Antariksh lança "Naaqis (Acústico)"
03/11/2026
Lançamentos
Gypsy Tears lança o single "Rolling On My Way" com participação de Lord Bishop e anuncia Turnê Européia
03/11/2026Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.