Pular para o conteúdo
Publicidade

Lagoa das Furnas com sonda para monitorização do sistema vulcânico

M
Minuto Fonte Externa
26 de outubro de 2026 • 3 min de leitura
Lagoa das Furnas com sonda para monitorização do sistema vulcânico

A lagoa das Furnas, na ilha de São Miguel, nos Açores, passou a contar com uma sonda multiparamétrica que permite monitorizar continuamente "um dos sistemas lacustres vulcânicos mais relevantes do arquipélago", foi hoje anunciado.

 

O equipamento foi instalado na passada semana com a coordenação de investigadores do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), da Universidade dos Açores e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), e permite monitorizar parâmetros físico-químicos da água, através de sete sensores.

Segundo uma nota divulgada na página oficial do IVAR, trata-se de "um importante passo no desenvolvimento de um sistema de monitorização instrumental contínua de um dos sistemas lacustres vulcânicos mais relevantes dos Açores".

Sonda japonesa está a caminho de lua de Marte para recolher amostras

A agência espacial japonesa anunciou hoje que a sonda MMX, que pretende ser a primeira a recolher amostras de uma das luas de Marte, está a caminho da região marciana.

Lusa | 08:39 - 20/10/2026

Os dados são transmitidos remotamente, através de comunicação GSM, diretamente para as instalações do CIVISA, na Universidade dos Açores.

"Este sistema possibilitará a obtenção de séries temporais de elevada resolução, facilitando a identificação de padrões de variabilidade e de eventuais alterações nas características físico-químicas da água", explica o IVAR.

A lagoa das Furnas integra "um sistema vulcânico ativo, no qual os processos hidrotermais podem influenciar as características da água", refere o instituto.

A monitorização contínua, salienta, "assume particular importância para a investigação da dinâmica do sistema, permitindo acompanhar a evolução dos parâmetros monitorizados e identificar alterações que justifiquem uma análise mais aprofundada".

Continental investe 10 milhões em centro de inovação em Famalicão

A Continental vai investir mais de 10 milhões de euros num centro de competências tecnológicas em Lousado, Vila Nova de Famalicão, que deverá estar pronto em inícios de 2028. O centro vai acolher cerca de 500 trabalhadores e focar-se-á em áreas de inovação e tecnologia.

Lusa | 19:47 - 22/10/2026

Quando confirmadas por outros indicadores de vigilância, estas variações "poderão contribuir para a emissão de alertas e para a avaliação de possíveis mudanças na atividade do sistema vulcânico das Furnas", sublinham os investigadores.

O IVAR acrescenta que a nova sonda vem complementar os dados já existentes em tempo real em termos de sismicidade, deformação crustal e gases vulcânicos.

"Esta iniciativa reforça as capacidades de monitorização e investigação do CIVISA e do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, da Universidade dos Açores", lê-se na nota.

Leia Também: Evento reúne especialistas internacionais de ciência e espaço em Coimbra

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.