Pular para o conteúdo
Publicidade

LASK volta a Lisboa. O que mudou no Sporting desde o fantasma de Amorim?

M
Minuto Fonte Externa
19 de outubro de 2026 • 4 min de leitura
LASK volta a Lisboa. O que mudou no Sporting desde o fantasma de Amorim?

O Estádio de Alvalade recebe, na noite de quarta-feira, mais um jogo da Liga dos Campeões. O Sporting vai receber o LASK Linz, em duelo da terceira jornada da fase de liga única da prova, num reencontro histórico para os leões e com requintes de pedra no sapato.

 

Numa altura em que os verde e brancos estão a fazer alguns ajustes de contas e a deixar para trás algumas espinhas que estavam encravadas na garganta, o jogo com o atual campeão da Áustria surge num bom altura para esquecer uma página mais negativa da história do clube de Alvalade.

Mas já lá vamos. Primeiro é preciso recordar que os leões estão a vencer alguns desafios que pareciam verdadeiras dores de cabeça. Este Mercedes de Rui Borges venceu pela primeira vez em casa do Sporting de Braga - somava três empates em tantos duelos na Pedreira contra os minhotos desde que o transmontano se mudou para o emblema lisboeta - e sorriu em França na visita ao Lens (0-2), terra onde os lisboetas não têm um histórico positivo: cinco derrotas, três empates e agora três vitórias.

O reencontro com o fantasma de Amorim

Regressando ao jogo de quarta-feira, o LASK Linz venceu dois dos três jogos disputados com o Sporting, sendo que acabou mesmo por eliminar os verde e brancos das competições europeias na eliminatória em que se encontraram.

Na época 2019/20, e na fase de grupos da Liga Europa, o Sporting venceu em casa por 2-1. No entanto, e com Jorge Silas ao leme do emblema de Alvalade, os leões não viriam a repetir a façanha na ida à Áustria, onde perderam por 3-0.

Uma época mais tarde, em 2020/21, o LASK Linz voltou a Lisboa para disputar um jogo único do playoff da Liga Europa diante da formação que já era orientada por Ruben Amorim, que partia para a primeira época completa de leão ao peito depois de ter chegado a Alvalade em março de 2020, a meio da temporada anterior.

Gernot Trauner abriu o marcador para os austríacos aos 14 minutos, antes de Tiago Tomás igualar a contenda ao minuto 62. Pouco antes da hora de jogo, aos 58 minutos, Marko Raguz voltou a colocar o LASK em vantagem, antes do capitão Coates ser expulso aos 63'. Peter Michorl (65') e Andreas Gruber (68') fechariam as contas em Alvalade.

O Sporting tinha, então, sido eliminado da Liga Europa no início da era de Amorim nos leões. No entanto, e numa época sem competições europeias, o emblema leonino viria a terminar com um jejum de 19 anos sem vencer o campeonato, levantando o ceptro em maio de 2021 para uma mudança na história recente dos leões.

Quem sobra desse tempo e quer desforrar os austríacos?

Na verdade, e seis anos em cima deste último confronto com os austríacos, são três os nomes que resistem dessa equipa da versão de 2020/21: Nuno Santos, Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio. O esquerdino começou a partida a titular na posição de extremo, ao passo que os centrais não saíram do banco, uma vez que a dupla titular era composta por Coates e Feddal.

Agora, em 2026/27, há duas certezas sobre o assunto. Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma deverão formar a dupla num Sporting que tentará manter o registo perfeito de vitórias a abrir a caminhada na Liga dos Campeões. Já Nuno Santos está lesionado e não pode dar o contributo à equipa no jogo que arranca às 20 horas da próxima quarta-feira.

Da baliza ao ataque. Borges estuda ajustes no Sporting para a Champions

A três dias da receção ao LASK Linz, para a terceira jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, Rui Borges sabe que não terá três jogadores disponíveis para o duelo com os austríacos e pode aproveitar a ocasião para promover mais mexidas no onze inicial dos leões.

Rodrigo Querido | 08:42 - 18/10/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.