Pular para o conteúdo
Publicidade

Líder da Nvidia foi alvo de espião do governo chinês

M
Minuto Fonte Externa
30 de outubro de 2026 • 3 min de leitura
Líder da Nvidia foi alvo de espião do governo chinês

A forte competitividade que se faz sentir na área da Inteligência Artificial é especialmente visível nas relações entre os EUA e a China, com as duas potências a procurarem ganhar a dianteira no que diz respeito ao desenvolvimento dos modelos mais avançados.

 

Em mais um capítulo na rivalidade entre os dois países, o The New York Times partilhou uma investigação onde refere que o cofundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, foi alvo de atividade de espionagem.

As informações apuradas pelos serviços de inteligência dos EUA indicam que o líder da Nvidia desenvolveu uma “relação próxima” com um espião possivelmente ligado ao governo chinês. O possível espião foi apontado como sendo Alice Huang (sem relação familiar com Jensen), uma cidadã chinesa e também executiva de uma empresa de centros de dados sediada em Singapura, a Megaspeed.

IA vai acabar com a humanidade? "Assustar as pessoas é irresponsável"

O cofundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, mostrou-se contra as declarações dos líderes de tecnológicas que desenvolvem Inteligência Artificial e afirmou que as “narrativas apocalípticas” são “desnecessárias” e “irresponsáveis”.

Miguel Patinha Dias | 10:17 - 21/09/2026

A Megaspeed tinha a prática de comprar chips à Nvidia que, posteriormente, vendia a laboratórios de Inteligência Artificial na China - efetivamente violando leis norte-americanas, que proíbem que os chips da Nvidia sejam vendidos a clientes chineses. Além de as agências dos EUA terem descoberto esta prática indevida, também perceberam que Alice Huang estava a passar informações ao governo chinês.

Não há detalhes sobre o tipo de informações que Alice Huang terá passado ao governo chinês como resultado das suas interações com o líder da Nvidia, mas sabe-se que Jensen Huang não teve qualquer aviso da parte dos serviços de inteligência dos EUA de forma a não comprometer a investigação.

Huawei quer competir com Nvidia nas infraestruturas para IA

A chinesa Huawei estabeleceu como objetivo competir com a Nvidia nas infraestruturas para inteligência artificial, recorrendo aos seus próprios chips e sistemas de computação para tentar compensar a desvantagem da China face aos Estados Unidos em capacidade de processamento.

Lusa | 12:08 - 16/09/2026

A Nvidia já se pronunciou oficialmente sobre a situação, notando que as interações do seu CEO com Alice Huang “não são suspeitas nem inesperadas”, acrescentando que Jensen Huang “conversa com milhares de clientes executivos todos os anos”.

Mais ainda, a Nvidia adiantou que a Megaspeed não recebe segredos comerciais sensíveis, sublinhando que “não é diferente de tantos outros clientes de cloud regionais”. A empresa adianta também que está “confiante que seria notificada se o governo dos EUA acreditasse que alguma pessoa fosse uma ameaça à indústria americana”.

Leia Também: As 5 empresas que (não sabia mas) são detidas pela Nvidia

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.