Pular para o conteúdo
Publicidade LiveHost — Streaming para rádios (Topo)

Manifestantes gritam no Rossio: "Daqui não saio, daqui ninguém me tira"

M
Minuto Fonte Externa
17 de outubro de 2026 • 3 min de leitura
Manifestantes gritam no Rossio: "Daqui não saio, daqui ninguém me tira"

Os cânticos no protesto "Acampada pela habitação", hoje à noite em Lisboa, eram contra o Governo e outras autoridades, com os manifestantes a repetirem frases como "Daqui não saio, daqui ninguém me tira".

 

Outras das frases mais repetidas no local do protesto, em pleno Rossio, tinha como principal visado o primeiro-ministro: "Montenegro presta atenção, a tua casa vai virar ocupação".

Horas depois do início da ação, que foi pelas 17h00, mantinham-se dezenas de tendas no local, apesar de menos manifestantes do que a meio da tarde.

No entanto, o eco dos protestos era igual pouco antes das 22h00, com vários manifestantes a expressarem a promessa de continuar, como constatou a Lusa no local.

Os manifestantes gritaram "daqui não saio, daqui ninguém me tira", mesmo tendo ouvido que haveria indicação, por parte da Câmara Municipal, de que não poderiam prolongar o protesto pela madrugada.

Junto a uma das dezenas de tendas montadas no Rossio viu-se uma tocha a arder, o que levou um dos participantes a pegar num altifalante para pedir "calma, muita calma com as tochas".

"Não queremos que as nossas tendas fiquem incendiadas", gritou, repetindo apelos à calma, e a chama da tocha, antes visível, apagou-se.

Voltaram os gritos de "Montenegro presta atenção, a tua casa vai virar ocupação", numa referência ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, que esteve quase sempre no centro das críticas.

"Eles têm o poder mas nós somos o povo", lia-se num dos cartazes espalhados pela praça na baixa lisboeta, onde se repetiam as reivindicações do direito a habitação e trabalho.

O acampamento, segundo panfletos da organização do protesto distribuídos no local, é para reivindicar a reversão da lei do arrendamento, o fim da aquisição de habitação por parte de fundos imobiliários, a aplicação de um teto às rendas, o aumento da habitação pública, o fim dos despejos de pessoas sem alternativa de habitação e por uma iniciativa pública de recuperação de imóveis devolutos.

Jovens acampam contra "especulação" imobiliária e política do Governo

Aos gritos "abaixo a especulação", "queremos casa e trabalho", milhares de pessoas permaneciam no Rossio no protesto conhecido como "acampada pela habitação". Manifestantes criticam políticas do Governo e preços da habitação.

Lusa | 20:01 - 17/10/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade LiveHost — Leve sua rádio para a internet (Conteúdo)

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.