Pular para o conteúdo
Publicidade

Paraguai. Novo presidente promete compensar vítimas do "caos financeiro"

M
Minuto Fonte Externa
7 de novembro de 2026 • 2 min de leitura
Paraguai. Novo presidente promete compensar vítimas do "caos financeiro"

O vice-presidente do Paraguai, Pedro Alliana, foi empossado hoje à noite como presidente do país, na sequência da destituição pelo Senado de Santiago Peña, e prometeu compensar as vítimas do "caos financeiro" causado pela falência do Ueno Bank.

 

Santiago Peña foi destituído, após julgamento político no Senado, devido à sua responsabilidade no escândalo bancário que afetou os fundos de quase três milhões de aforradores.

"Os compatriotas que estão a atravessar uma situação muito difícil por causa do caos financeiro serão totalmente indemnizados. Não os vamos deixar sozinhos", afirmou Alliana, de 52 anos, numa primeira e breve intervenção no Senado após a sua tomada de posse.

Alliana é do mesmo partido Colorado (conservador) que o seu antecessor, cujo mandato acabaria em 2028.

O novo presidente foi empossado após o Senado ter considerado, por unanimidade, Peña culpado de "má gestão das suas funções, relacionada com o colapso do banco Ueno".

Ex-chefe do Banco Central paraguaio entrega-se no caso Ueno Bank

O ex-presidente do banco central paraguaio Carlos Carvallo entregou-se às autoridades, após emissão de um mandado de detenção no âmbito do escândalo relativo ao encerramento do Ueno Bank, que levou à destituição do Presidente Santiago Peña.

Lusa | 05:35 - 07/11/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.