Presidente alemão experimentou Volkswagen elétrico chinês em Hefei
O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, visitou na terça-feira as instalações da Volkswagen na cidade chinesa de Hefei, onde testou um veículo elétrico desenvolvido com parceiros locais.
O chefe de Estado percorreu o centro da Volkswagen China Technology Company (VCTC), dedicado ao desenvolvimento e ensaio de veículos elétricos, noticiou a imprensa local.
Durante a visita, o chefe de Estado testou um modelo equipado com uma arquitetura eletrónica desenvolvida conjuntamente pela Volkswagen e pelo fabricante chinês Xpeng, bem como um sistema avançado de assistência à condução criado em parceria com a empresa local Horizon Robotics.
No primeiro dia da visita à China, o Presidente alemão experimentou também um sistema que permite estacionar automaticamente o veículo através de um telemóvel.
Mais de 100 mil automóveis elétricosA visita decorreu em Hefei, capital da província de Anhui, onde a Volkswagen consolidou, ao longo da última década, uma importante base de produção e investigação de veículos elétricos e onde, em agosto, saiu da linha de montagem o seu 100.000.º automóvel elétrico.
O fabricante alemão reforçou a presença industrial e tecnológica na China para enfrentar a crescente concorrência das marcas locais, que têm conquistado quota de mercado no segmento dos veículos elétricos.
Vendas e lucro em quedaSegundo os resultados do primeiro semestre de 2026, as vendas do grupo na China caíram 31,6 por cento em termos homólogos, enquanto o lucro líquido global recuou 30,7 por cento, para 3.103 milhões de euros.
Neste contexto, a Volkswagen tem promovido alianças tecnológicas com fabricantes chineses, como a Xpeng e a Horizon Robotics, para desenvolver componentes eletrónicos e sistemas de condução automatizada.
Durante a passagem por Anhui, Steinmeier visitou também a antiga residência de Li Hongzhang, destacado político do final da dinastia Qing (1644-1912), e o parque Luogang, segundo a imprensa local.
A deslocação integra uma visita de Estado de seis dias, a primeira de um Presidente alemão à China desde 2018, que culminará na sexta-feira, em Pequim, com reuniões com o Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Qiang.
A viagem coincide com a deslocação do chanceler alemão, Friedrich Merz, a Singapura, Japão e Coreia do Sul, destinada a reforçar as alianças económicas e de segurança e diversificar as cadeias de abastecimento.
As duas deslocações ocorrem num contexto de tensões comerciais entre Berlim e Pequim, com o défice comercial alemão face à China a atingir 42.800 milhões de euros entre janeiro e maio e apelos do Governo de Merz à redução das dependências económicas, sem romper os laços comerciais.
Xpeng e Volkswagen podem avançar com testes de táxis autónomos na ChinaA China autorizou a Xpeng a testar táxis autónomos em Cantão e a Volkswagen a realizar testes de nível 3 em Hefei, num contexto de aceleração da tecnologia de condução autónoma.
Lusa | 07:45 - 27/10/2026Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.