Pular para o conteúdo
Publicidade

Site do IHRU atacado: Imagens oficiais substituídas por protesto

M
Minuto Fonte Externa
5 de novembro de 2026 • 2 min de leitura
Site do IHRU atacado: Imagens oficiais substituídas por protesto

O sítio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) na Internet foi alvo de um ataque informático, tendo fotos originais do 'site' sido substituídas por uma imagem referente às acampadas pela habitação.

 

Segundo o jornal Expresso, as imagens foram alteradas no final de quarta-feira.

Hoje, pelas 12h40 (altura de publicação desta notícia), ainda não tinham sido repostas as imagens originais, conforme consulta à página da entidade do Estado que executa as políticas públicas de habitação (aqui mostrando dados de Abrantes, a título exemplificativo).

Na área do 'site' para consulta das áreas de reabilitação urbana (ARU) por município, as imagens de qualquer uma das ARU selecionadas foi substituída por uma fotografia de um panda acampado numa tenda, enquanto à volta dele se veem cartazes com as palavras "Manifestação" e "Justiça".

A Lusa pediu esclarecimentos ao IHRU e ao Ministério da Habitação, que o tutela, sobre esta situação, aguardando uma resposta.

O ataque informático surge numa altura em que se verificam protestos contra a crise na habitação, que tiveram início no Porto a 10 de outubro e expandiram-se a Lisboa, mas já motivaram também concentrações noutras cidades.

A intervenção da PSP para dispersar as acampadas e retirar as tendas no Rossio, em Lisboa, e na Praça D. João I, no Porto, culminou em cargas policiais e arremesso de objetos, provocando mais de duas dezenas de feridos entre manifestantes e polícias.

Os manifestantes exigem, entre outras coisas, a reversão da nova lei do arrendamento, um travão à aquisição de habitação por parte dos fundos imobiliários e tetos "verdadeiramente acessíveis" à renda.

PE debate ciberataques a supermercados e reservas de sangue

O Parlamento Europeu vai discutir na próxima semana os ciberataques a supermercados e a reservas de sangue registados em vários países europeus, que já provocaram a perda de toneladas de alimentos.

Lusa | 12:24 - 05/11/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.