Toledo: Guiné-Bissau apresenta condolências às famílias das vítimas
A Guiné-Bissau apresentou condolências às autoridades espanholas e às famílias das vítimas da colisão de dois comboios de alta velocidade ocorrida quarta-feira, que matou 69 pessoas, declarou o primeiro-ministro, citado hoje por 'media' locais.
"O primeiro-ministro sublinha que o Governo da República da Guiné-Bissau acompanha com particular preocupação e sentimento de solidariedade os acontecimentos que mergulharam a nação espanhola num momento de profunda tristeza e luto", noticiaram os meios de comunicação guineenses.
Ilídio Vieira Té apresentou igualmente condolências às famílias enlutadas, expressando votos de rápidas melhoras e plena recuperação a todos os feridos.
Pelo menos 69 pessoas, incluindo um português, morreram no acidente, em Urda, que ocorreu quando mais de 540 pessoas viajavam em dois comboios de alta velocidade.
Segundo o Governo espanhol e gravações das comunicações com o centro de controlo, o maquinista de um dos comboios recebeu indicações erradas de um operador, que não respeitavam os protocolos estabelecidos para a situação em que se encontrava, acabando por colidir a mais de 180 quilómetros por hora com outra composição que estava parada na mesma linha.
Os dois comboios, que faziam a ligação entre Madrid e Sevilha, tinham ficado parados devido à falha do sistema de controlo automático da circulação, por problemas de comunicações entre equipamentos.
A falha desse sistema, conhecido como LZB, faz parar os comboios automaticamente e a circulação passa a ser coordenada por um centro de controlo.
O centro de controlo deu instruções aos comboios para avançar com "marcha normal", ou seja, a alta velocidade, seguindo o protocolo errado para esta situação, segundo peritos e o próprio Governo.
Além disso, o centro de controlo não fez depois parar o comboio que estava atrás, apesar de o outro ter informado que não conseguia arrancar.
Leia Também: Acidente em Toledo podia ter sido mais grave. Havia um 3.º comboio
Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.