Pular para o conteúdo
Publicidade

Artista Eduardo Matos vence Prémio de Desenho FLAD na Feira Drawing Room

M
Minuto Fonte Externa
24 de outubro de 2026 • 2 min de leitura
Artista Eduardo Matos vence Prémio de Desenho FLAD na Feira Drawing Room

O artista Eduardo Matos venceu por unanimidade o Prémio de Desenho Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) 2026, anunciou hoje a feira de arte contemporânea Drawing Room Lisboa, parceira do galardão.

 

O trabalho de Eduardo Matos "articula, com particular inteligência e sensibilidade, uma dimensão projetual com um meticuloso labor desenhístico", refere o júri citado em nota de imprensa.

"A experiência vivida tem como referência um território específico de Lisboa — o bairro da Mouraria —, que incorpora a passagem do tempo e as transformações sociais como matéria de criação artística", elogia o júri.

Segundo a organização, Eduardo Matos nasceu no Rio de Janeiro em 1970, cresceu no Porto e vive e trabalha em Lisboa. "É editor do Inland Journal e curador de diversos projetos. Ao longo do seu percurso, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e membro fundador do Salão Olímpico".

Além de Eduardo Matos, eram finalistas ao prémio os artistas Catarina Real, Rudi Brito, Inês Teixeira e Tomás Cunha Ferreira, estando o trabalho de todos exposto até 31 de outubro na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), em Lisboa.

A 9.ª edição da Drawing Room Lisboa, feira internacional de arte contemporânea dedicada ao desenho, começou na quinta-feira e termina no domingo na SNBA, com a presença de 23 galerias e mais de 70 artistas.

Em parceria com outras entidades, nomeadamente a Imprensa Nacional, a Fundação Millennium bcp ou a Viarco, a feira Drawing Room reconheceu ainda Diogo Pimentão, Nádya Ismail, Samuel Rama, ⁠João Jacinto, ⁠Paulo Brighenti, Sebastião Casanova e Tatyana Cristina, Jezabel Rodríguez Asperilla e a Galeria Lehmann.

Leia Também: Drawing Room Lisboa regressa com 23 galerias e mais de 70 artistas

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.