Israel: Líder de partido árabe diz que tem sido contactado pelos 2 blocos
O líder do partido Ra'am (Lista Árabe Unida) afirmou que tem sido contactado pelos dois grandes blocos, após as projeções das eleições legislativas de hoje não terem dado uma maioria clara às forças anti ou pro Benjamin Netanyahu.
De acordo com o jornal The Times of Israel, Mansour Abbas afirmou que "toda a gente" está a falar com o seu partido, com os contactos a não virem "apenas do bloco da mudança", sugerindo que elementos do bloco associado ao Governo de Netanyahu também o terão abordado.
Em declarações ao canal televisivo 12, Mansour Abbas mostrou a sua disponibilidade para se juntar a um Governo encabeçado pelo líder do partido Yashar! e do chamado bloco da mudança, o ex-general Gadi Eisenkot, mas considerou que antes é preciso assegurar que tal coligação seria viável.
Atualmente, reconheceu, "não há números para um Governo", com as projeções a darem uma ligeira vantagem ao bloco liderado pelo partido Yashar! (entre 52 a 53 lugares), mas sem os 61 deputados necessários para a maioria no parlamento israelita (Knesset, composto por 120 lugares).
Segundo as projeções dos canais 11, 12 e 13, o partido Likud, de Benjamin Netanyahu, é o mais votado individualmente (24 a 25 deputados, segundo as três), mas o bloco pró-governamental (que também integra extrema-direita e ultraortodoxos) não vai além de 50 deputados.
Neste contexto, os partidos árabes (Ra'am e Lista Conjunta – coligação de três partidos) poderão desempenhar um papel fundamental na viabilização do futuro Governo israelita.
No entanto, até hoje, ambos os blocos que disputam a liderança do país, o do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o do ex-chefe do Estado-Maior Gadi Eisenkot, recusaram-se a formar uma parceria com eles.
As projeções indicam que o partido Ra'am poderá obter sete lugares no Knesset, enquanto a Lista Conjunta deverá obter 10 ou 11 lugares.
Leia Também: Ministro israelita diz que celebrações da oposição são prematuras
Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.