Pular para o conteúdo
Publicidade

Livre questiona Governo sobre organização do Rali Dakar 2027 com Marrocos

M
Minuto Fonte Externa
30 de outubro de 2026 • 3 min de leitura
Livre questiona Governo sobre organização do Rali Dakar 2027 com Marrocos

O porta-voz do Livre Jorge Pinto considerou hoje vergonhoso que Portugal organize o Rali Dakar com Marrocos uma vez que o percurso "inclui território ocupado do Saara Ocidental", tendo o partido questionado o Governo sobre o tema.

 

"É vergonhoso que Portugal co-organize o "Rali Dakar" com o Reino de Marrocos com um percurso que inclui o território ocupado do Saara Ocidental. A nossa obrigação é defender a autodeterminação dos povos e não estar ao lado dos ocupantes", criticou Jorge Pinto numa publicação na rede social Bluesky.

O partido questionou o Governo sobre o envolvimento do executivo português na decisão de realizar o Rali Dakar 2027 em Portugal e "quais os critérios dessa decisão".

O Livre quer saber "que recursos públicos, sejam financeiros, logísticos ou de infraestruturas, foram acordados ou serão envolvidos na co-organização do Rali Dakar 2027" e se o Governo está disponível para cancelar todo o apoio com Marrocos "perante o contexto atual de ocupação do Saara Ocidental" por este país.

Para o partido, a realização desta prova "não pode ser dissociada da ocupação do Saara Ocidental por Marrocos e das violações dos Direitos Humanos, incluindo a violação do direito à autodeterminação dos povos, cometidas pelas autoridades marroquinas contra a população saaráui, ativistas, jornalistas, e opositores do Governo marroquino".

O Livre sustenta que "a Amnistia Internacional tem documentado a repressão de manifestações pacíficas em defesa da autodeterminação, detenções arbitrárias, vigilância e intimidação de ativistas saarauis, bem como as restrições às liberdades de expressão, de associação e de reunião em Marrocos".

"Neste contexto, a associação de Portugal a uma prova que inclua o território ocupado do Saara Ocidental deve ser rejeitada", defende o partido, que lembra que Portugal "está prestes a iniciar o mandato como Membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas", esperando-se "que seja uma voz mais ativa na denúncia de violações do Direito Internacional, defesa dos Direitos Humanos e o Direito à Autodeterminação dos Povos".

O rali Dakar de 2027 vai decorrer em Portugal e Marrocos, em janeiro, anunciou hoje a organização, depois de ter sido forçada a desistir da realização da prova na Arábia Saudita por causa do contexto geopolítico no Médio Oriente.

Livre lamenta proposta "contra país" e acusa Chega de oposição "farsante"

O porta-voz do Livre, Jorge Pinto, criticou o Orçamento do Estado 2027, considerando-o "contra o país", e acusou o Chega de adotar uma postura "farsante" no debate orçamental.

Lusa | 17:47 - 28/10/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.