Pular para o conteúdo
Publicidade LiveHost — Streaming para rádios (Topo)

Miguel Oliveira abandona em Jerez em corrida ganha por Bulega

M
Minuto Fonte Externa
17 de outubro de 2026 • 3 min de leitura
Miguel Oliveira abandona em Jerez em corrida ganha por Bulega

O português Miguel Oliveira (BMW) abandonou hoje a primeira corrida da última ronda do Mundial de Superbikes, em Jerez de la Frontera, na qual o italiano Nicolo Bulega (Ducati) conquistou a 50.ª vitória na categoria.

 

Oliveira, que partiu da 13.ª posição, entrou nas boxes durante a nona volta e não regressou à pista, numa altura em que ocupava o 12.º lugar.

O piloto português tinha terminado a primeira volta em 14.º, recuperando uma posição na terceira passagem pela meta e subindo a 12.º na sétima, quando o espanhol Xavi Vierge (Yamaha) começou a perder posições antes de abandonar com problemas técnicos.

Sem pontuar, Oliveira manteve o 11.º lugar do campeonato, com 136 pontos, mas viu aumentar para 14 a diferença para o espanhol Alvaro Bautista (Ducati), 10.º, que terminou a corrida em quarto.

Na frente, Bulega cumpriu as 20 voltas em 33.09,762 minutos, batendo o britânico Sam Lowes (Ducati), segundo, por 1,657 segundos, e o espanhol Iker Lecuona (Ducati), terceiro, por 2,853.

O italiano, já campeão mundial, somou o 30.º triunfo nas 34 corridas desta temporada e tornou-se o piloto mais rápido a alcançar as 50 vitórias no Mundial de Superbikes, precisando de 106 participações. O anterior registo pertencia ao australiano Troy Bayliss, que atingiu essa marca na 150.ª corrida.

Bulega conquistou ainda o 34.º pódio da temporada, igualando o recorde estabelecido pelo britânico Jonathan Rea em 2019, quando faltam disputar as duas corridas de domingo.

Sam Lowes tentou discutir a liderança na partida e durante a primeira volta, mas Bulega resistiu e começou a construir uma vantagem que lhe permitiu comandar todas as passagens pela meta.

Lecuona conservou o terceiro lugar, apesar da pressão do italiano Yari Montella (Ducati), que chegou a ultrapassá-lo na sétima volta, antes de o espanhol responder na curva seguinte.

Montella acabaria em quinto, a 6,615 segundos do vencedor, depois de ser ultrapassado pelo companheiro de equipa Bautista na 18.ª volta. O espanhol recuperou de nono na grelha para quarto, a 5,328 segundos de Bulega.

O italiano Alberto Surra (Ducati) terminou em sexto, a 12,074 segundos, resistindo à aproximação do compatriota Lorenzo Baldassarri (Ducati), sétimo, a 12,192.

O outro piloto da BMW, o italiano Danilo Petrucci, também ficou fora dos pontos, na 17.ª posição.

Bulega passou a somar 689 pontos, contra 534 de Lecuona, enquanto Montella garantiu o terceiro lugar do campeonato, com 301, mais 56 do que os britânicos Sam e Alex Lowes, quando restam 37 pontos em disputa.

Na mesma jornada, a espanhola María Herrera (Yamaha) assegurou o segundo título consecutivo no Mundial feminino de motociclismo de velocidade (WorldWCR), tornando-se a primeira bicampeã da competição, criada em 2024.

Herrera, que esta temporada trocou a equipa Klint pela Terra & Vita GRT Yamaha, chegou a Jerez com 44 pontos de vantagem e confirmou a renovação do título, depois de uma época marcada pela disputa com as compatriotas Beatriz Neila e Paola Ramos.

A temporada de Superbikes termina no domingo, com a corrida Superpole e a segunda corrida principal da ronda espanhola.

Miguel Oliveira nono nos treinos livres de Superbikes em Jerez

O português Miguel Oliveira (BMW) terminou hoje na nona posição da classificação combinada das duas sessões de treinos livres da última ronda do Mundial de Superbikes, em Jerez de la Frontera, liderada pelo italiano Nicolo Bulega (Ducati).

Lusa | 16:34 - 16/10/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade LiveHost — Leve sua rádio para a internet (Conteúdo)

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.