Pular para o conteúdo
Publicidade

Nova fábrica de automóveis em Portugal? Governo está "a criar condições"

M
Minuto Fonte Externa
4 de novembro de 2026 • 3 min de leitura
Nova fábrica de automóveis em Portugal? Governo está "a criar condições"

Portugal quer estar na rota de fabricantes automóveis e o Governo está a criar condições e mantém contactos com potenciais interessados em criar uma possível fábrica no território nacional.

 

A Volkswagen AutoEuropa em Palmela é um polo importante para a economia de Portugal, sendo a maior fábrica automóvel do país - que também tem, por exemplo, a Stellantis em Mangualde.

Com mais de 98 por cento dos veículos cá produzidos a serem exportados para o estrangeiro, este é um setor de atividade que dá um contributo positivo para a balança comercial portuguesa.

Enquanto os europeus passam por um período adverso e há casos como o da Volkswagen em que se pondera o fecho de fábricas, o caso é diferente com os construtores chineses. Alguns, estudam estabelecerem ou expandirem a sua produção na Europa, num contexto de tarifas pesadas impostas sobre os carros elétricos oriundos da China.

Portugal quer estar no mapa e está a criar condições

No podcast Conversa Capital, da RTP Antena 1/Jornal de Negócios, o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, foi questionado sobre se Portugal pode ser hipótese para o estabelecimento de produção automóvel de fabricantes como os chineses. Ao que respondeu: "Portugal pretende estar nesse mapa, está a trabalhar nesse sentido".

Segundo o governante existem contactos. Porém, sublinhou: "Eu gostava de lhe poder anunciar uma nova fábrica de automóveis em Portugal, mas não posso. O que posso dizer é que isso seria muito bem-vindo e que estamos a criar condições envolventes para que isso possa, um dia, vir a acontecer".

Castro Almeida também confirmou a existência de "potenciais investidores que têm tido diálogo frutuoso com a Administração Pública portuguesa".

A Geely e a Ford formaram uma joint venture de produção em Espanha, onde também vão ser fabricados carros da Leapmotor em parceria com a Stellantis. Especula-se que também a BYD pode estar a considerar lá estabelecer uma nova unidade, sendo que há sensivelmente um ano Portugal também foi mencionado como hipótese. O responsável por tutelar a pasta da Economia no Governo da AD crê que nenhum fabricante foi perdido para o país vizinho.

BYD decide em breve segunda fábrica europeia. Península Ibérica candidata

A visar expandir-se na Europa, a BYD aposta na produção local. Em cima da mesa, está o alargamento para uma segunda fábrica regional - algo que terá de ficar decidido em breve.

Notícias ao Minuto | 13:04 - 01/07/2026

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.