Web Summit gera 2,5 mil milhões para a economia portuguesa em 10 anos
A Web Summit gerou cerca de 250 milhões de euros por ano para a economia portuguesa, num total de quase 2,5 mil milhões de euros em dez anos, segundo um relatório da consultora EY divulgado hoje.
De acordo com o relatório, o impacto total ascende a 2.492 milhões de euros e resulta dos gastos dos visitantes, do investimento estrangeiro e do crescimento das 'startups' portuguesas.
Descontado o custo de alojar o evento, o país beneficia em mais de 230 milhões de euros por ano, de acordo com o documento.
Ao longo de dez edições, a cimeira tecnológica atraiu mais de 683.000 participantes, que gastaram 730 milhões de euros em alojamento, restauração, transportes e comércio, com um máximo de 118 milhões em 2025. A atividade económica associada ao evento sustenta mais de 3.000 empregos a tempo inteiro.
Cerca de 200 empresas brasileiras participam na Web Summit LisboaCerca de 200 empresas brasileiras vão participar na Web Summit Lisboa para captar investimento e procurar oportunidades de negócio no mercado europeu, anunciou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Lusa | 19:02 - 04/11/2026O estudo indica que os impostos pagos em Portugal devido à Web Summit passaram de 25 milhões de euros em 2016 para 50,7 milhões em 2025. Este valor inclui 4,7 milhões de euros resultantes da presença da empresa em Lisboa, segundo a EY.
"Considerando apenas os impostos gerados pelo evento, o valor total no ano passado foi de pouco mais de 50 milhões", disse o presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, na conferência de imprensa de antecipação do evento, onde foi divulgado o relatório.
No ecossistema empreendedor, o número de 'startups' em Portugal cresceu 132%, de 2.193 em 2016 para 5.091 em 2025, e estas empresas empregavam no final do ano passado o equivalente a 28.000 trabalhadores a tempo inteiro.
O evento contou com 100.000 participações de 'startups' em dez edições. Só as 191 empresas do programa de 'startups' de 2024 angariaram, em conjunto, 607,5 milhões de euros.
Web Summit promete ser “campo de batalha” entre a Apple e a EuropaA próxima edição da Web Summit em Lisboa terá como orador Sébastien Gros, que é o diretor dos Assuntos Governamentais da Apple para a União Europeia e outros territórios. Acredita-se que as relações entre a Apple e a Comissão Europeia sejam o tema da participação do executivo.
Miguel Patinha Dias | 11:43 - 28/10/2026O relatório destaca também o efeito na reputação do país. Entre 2016 e 2026, o evento gerou cerca de 114.000 menções nos meios de comunicação internacionais, equivalentes a 3 mil milhões de dólares em valor publicitário, e um interesse crescente nas pesquisas 'online', sobretudo nos Estados Unidos e no Canadá.
O CEO do evento destacou ainda que o número de 'startups' portuguesas será superior este ano, assim como a presença da China no evento, e espera cerca de 70.000 visitantes.
Quanto à continuidade do evento em Portugal, Paddy Cosgrave apenas disse que as negociações continuam e que existem várias cidades europeias interessadas e com potencial.
Cosgrave fez também referência aos recentes protestos em Portugal, na sequência do símbolo da Web Summit ter sido vandalizado.
"Acho que a ação direta é uma ferramenta extremamente importante à disposição das pessoas para mudar o rumo dos acontecimentos", afirmou o CEO.
"Tenho apoiado fortemente as ações diretas realizadas por aqueles que fazem campanha em torno de questões relacionadas ao genocídio na Palestina, e temos alguns dos líderes do movimento de protesto na França que falarão na Web Summit na próxima semana, e eu estou sempre muito aberto a isso, pois temos a vantagem de viver em uma democracia onde as ideias devem ser discutidas e debatidas", acrescentou.
Leia Também: Edge42 quer ajudar a impulsionar startups portuguesas e brasileiras
Conteúdo importado automaticamente via RSS de Minuto.
Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.